O Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia.
Deste total, 55% são destinados a céu aberto em lixões que, sem tecnologia e sem tratamento, contaminam reservas de água potável do subsolo.
Você imaginava que água e lixo estavam tão ligados?
Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico.
RECICLAGEM - NÓS COMPRAMOS ESTA IDÉIA
A maior parte do que descartamos achando que "não serve mais" - jornais, revistas, cadernos, embalagens de papelão, plástico, vidro, ferro e alumínio - é material reciclável, isto é, matéria-prima colocada no lugar errado.
Quando jogados no lixo, muitos destes materiais levam centenas ou até milhares de anos para se decompor (veja tabela de decomposição). Além de aumentarem o volume do lixo disposto nos aterros, poluem o solo e os lençóis freáticos, causando grandes danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Evitar o desperdício e reciclar o lixo é o melhor meio de transformar a preservar o meio ambiente e evitar a extração de recursos naturais e o corte de árvores.
Através da coleta seletiva, podemos ajudar a aumentar a vida útil dos aterros sanitários, otimizar o orçamento do município com a limpeza da cidade, reduzir as despesas dos condomínios e empresas com a contratação de prestadores de serviço para a retirada do lixo extraordinário e ainda transformar o lixo reciclável em uma grande fonte de renda, através da venda dos materiais recicláveis.
Postado Pela Aluna: Domênica
0 comentários:
Postar um comentário